05/04/2008

Hoje venho falar de um filme, ou melhor DO filme. Infelizmente não comercializado em Portugal, Atlantis de Luc Besson é algo de extraordinário. Sem um único dialogo, sem um único actor humano, apenas o monólogo de abertura, que recomendo a audição na língua original - o francês, "Oblié un à un les sons de tous les jours(...) et plongé, PLONGÉ(...)". Fabuloso, colossal.
Depois vem um verdadeiro festival de música, de Eric Serra, e imagem que em alguns casos nos deixam arrepiados de tanta beleza (destaco o bailado das Mantas ao som de "La Sonnabula" de Bellini interpretada por Maria Callas - Sublime).

Luc Besson um dos melhores realizadores de cinema, filho de instrutores de mergulho, passou 5 anos da sua infância a acompanhar os pais à volta do mundo, tendo sofrido um acidente de mergulho aos 17 que o impossibilitou de mergulhar durante anos e o fez desistir do seu sonho de vir a ser um biólogo marinho. O seu amor pelo mar pode sentir-se em cada segundo deste filme, que para mim é o filme da minha vida.

Por enquanto apenas o podem adquirir pela net (que foi o meu caso), mas atenção pois normalmente vem em Zona 1 o que significa que a maioria dos leitores de DVD vendidos em Portugal não o lêem.

Podem ver o artigo completo aqui.

Bons mergulhos

1 comentário:

Jorge Moreira disse...

Caro Amigo,
Sem dúvida que é um excelente filme em todas as suas vertentes. Um hino à Natureza!
Magníficas paisagens "sonoras" e visuais.
Já o tinha visto à algum tempo e também o tenho em formato DVD.
Grande Abraço,
Jorge Moreira.

P.S. Não te esqueças que o Jarre vem a Portugal no final deste mês. Já tenho bilhetes aqui para o Porto.