12/08/2009

Li hoje o editorial da Planeta d'Água e veio à minha mente uma conversa recente com uns familiares, nada familiarizados com o mergulho.

-Não tens medo de ir mergulhar? O mergulho é muito perigoso! Não devias voltar a mergulhar!

A minha resposta foi:
-Tenho muito mais medo de ir de carro até ao Algarve do que mergulhar.

-Que disparate! não viste o que aconteceu aquele mergulhador.

-E o que acontece diariamente nas estradas? Mais ainda, no mar dependo de mim e do meu buddy, os erros que eu cometer reflectem-se em mim, os erros dos outros raramente me afectam. Na estrada por muito bem encartado e por muito seguro que seja nada me garante que um cretino bêbado ou sem carta me cause um acidente.

De facto foi com alguma pena que vi passar nas TVs várias noticias sobre o infeliz acidente, raramente explicando o que envolve mergulhar (abro uma excepção à SIC que deu algumas, embora vagas, informações técnicas) obtando pelo mais cativante de audiencias sensacionalismo, provocando as reacções que aqui relatei entre quem não está minimamente informado sobre mergulho.

Para quando um programa em horário nobre a desmistificar o mergulho? Quando voltaremos a ver num canal com audiencia documentários sobre o mar e o mergulho? Até quando este país de navegadores e que descobriu os mares do mundo vai manter as costas voltadas para o mar?

Bons mergulhos!

Sem comentários: