22/08/2009

Hoje tive um duplo privilégio!

Em primeiro lugar mergulhei com aquele que considero o melhor centro de mergulho português, peço desculpa a todos os outros mas a Subnauta (na minha opinião pessoal) deixa todos os outros centros muito longe. Começando pelas instalações, são de longe as melhores que já vi num centro de mergulho (figurando com grande à vontade na restrita lista do livro "Dive in Style"). Depois toda a organização da saída, com especial destaque para a folha de presenças onde constam os tamanhos do equipamento fornecido (que merece uma referência especial), o gás da garrafa e, depois do mergulho, o tempo de fundo, profundidade máxima e gás restante na garrafa; esta folha é rubricada pelo mergulhador antes e depois do mergulho. Em referencia ao material destaco que é todo Aqualung, com o luxo dos fatos serem semi-secos (onde é que há centros a alugar fatos semi-secos?) e que é gratuito, pois é não se paga nem mais um cêntimo por irmos totalmente equipados pelo centro. O barco é outra verdadeira maravilha, um semirígido de 13 metros, cabine com WC e 2 motores internos que para além de silenciosos eram bastante generosos no que respeita a potencia.

Em segundo lugar os mergulhos - Divinais! Sublimes! Mergulho em Lagos há 33 primaveras e para grande desgosto meu nunca mais tive visibilidades como nessa altura, até hoje! 20 (vinte) metros de visibilidade, desde que comecei a mergulhar com escafandro nunca tinha tido visibilidades destas! Conseguia-se ver a totalidade da sombra do Batelão do Burgau que tem 30 metros de comprido! Depois a fauna bastante abundante dava-nos a sensação de estarmos no mar vermelho ou coisa do género, a temperatura da água também ajudava neste aspecto pois nem no "Wilhelm Krag" a 32 metros de profundidade desceu dos 20º!

No fim fomos brindados, já na frente do Porto de Mós com 2 bandos de Roazes Corvineiros, sendo que num deles havia seguramente mais de 15 indivíduos entre os quais muitos jovens. Foi de facto um momento único pois frequento essa praia desde 1968 e nunca tinha visto Golfinhos tão próximos de terra!

Brevemente fotos e videos aqui.

Sem comentários: