20/03/2008

Museu Marítimo de ÍlhavoOntem, aproveitando uma ida a Aveiro, fui ao Museu de Ílhavo, que não conhecia.
Depois de cerca 30 minutos à procura (é incrível como o ex-libris da cidade consegue estar tão mal sinalizado) e de o ter encontrado por mero acaso, lá iniciei a visita.
A primeira sala está engraçada, com réplicas de partes das embarcações da pesca do bacalhau e com algumas explicações interessantes.
A partir daí perde o interesse, há uma segunda sala com alguns barcos típicos da região, como os típicos e coloridos moliceiros, e depois um piso superior com umas estantes onde estão guardados aprestos náuticos e modelos de naus e caravelas, a saída para as escadas faz-se por uma pequena sala com conchas de vários locais no mundo.
É uma pena que não tenham explorado mais e melhor o tema dos bacalhoeiros.
Em suma, o museu é pequeno e não obstante as variadas remodelações tem pouco para oferecer, sobretudo considerando o vasto património histórico da região. Em contrapartida tem uma belíssima biblioteca, aparentemente bem recheada e onde é possível aceder à base de dados, em actualização, da frota bacalhoeira portuguesa, bem como dos pescadores de bacalhau.
A visita ao Navio Museu Santo André fica para outro dia.

2 comentários:

Nitrox disse...

Realmente o nosso país está de costas voltadas para o mar, timidamente aqui e ali temos um museu, uma estátua, uma evocação.

Como exemplo podemos citar o programa Bombordo da televisão estatal. Colocado na TV2 e num horário que torna complicada a sua visualização. Pelo contrário as telenovelas e os concursos (que por sinal nunca têm como tema o mar) esses têm a fatia mais nobre dos horários televisivos.

Nitrox disse...

p.s. Vou colocar um link para o vosso blog no meu.